segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PMT confirma para dezembro eleições dos diretores de escolas municipais

O secretário Municipal de Educação, Paulo Machado Vale, confirmou para a primeira quinzena de dezembro a realização de eleições diretas para diretores das escolas da rede municipal de ensino. As eleições alcançarão as escolas de ensino fundamental, conforme a orientação do prefeito Elmano Férrer.
Hoje (31/10), o secretario Paulo Machado Vale esteve reunido com sua equipe técnica, no "4º Foco de Gestores", no auditório Professor Odilon Nunes, no bairro Marquês, com objetivo de promover ações que serão evidenciadas no transcorrer desse último semestre e para o ano de 2012. O tema eleições para diretores foi discutido no encontro.
Atualmente a Prefeitura de Teresina mantém 304 escolas na capital, sendo 147 de ensino fundamental e 157 centros municipais de educação infantil. As eleições de dezembro devem ser realizadas apenas para as escolas de ensino fundamental.
Machado expôs aos gestores que fará um "choque de gestão" para o bem da educação do município. "Para isso, estamos iniciando um planejamento para 2012 tendo como foco o bom funcionamento das escolas" - enfatiza o secretário.
Durante o debate, o secretário Paulo Machado disponibilizou parte do seu tempo para atender as necessidades dos gestores das escolas pertencentes à rede de ensino e esclarecer dúvidas pertinentes a sua gestão, como por exemplo, eleições diretas para diretores das escolas.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MEC decide por aumento de carga horária em vez de mais dias letivos

Informação foi divulgada pela secretária da educação básica

do ministério. Proposta inicial do ministro Haddad

era ter mais 20 dias de aula no ano.

Em reunião realizada na última terça-feira (18), o Conselho Nacional de Educação considerou mais apropriado ao Ministério da Educação elaborar uma proposta de aumento na carga horária diária dos estudantes em vez da ampliação do calendário letivo de 200 para 220 dias por ano, como queria o ministro Fernando Haddad. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (20) pela secretaria de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, em sua página pessoal no Twitter e no Facebook.

"Não teremos a ampliação para 220 dias letivos. O ministro Haddad convocou uma reunião, no dia 18 passado, com entidades de professores, estudantes, parlamentares, gestores e universidades. O consenso é que é melhor manter os 200 dias e ampliar a carga horária diária. E democraticamente, o ministro Fernando Haddad acatou a proposta", escreveu a secretária.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou apresentou há um mês, em Brasília, o resultado de uma pesquisa que levou o MEC a avaliar o aumento de até quatro semanas no calendário letivo da educação básica do país no sistema público e privado. Atualmente, o Brasil tem 200 dias, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases (nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) no ano letivo e carga horária de 800 horas. O ministro propunha um amplo debate sobre a ampliação da carga horária escolar para 220 dias ao ano, ampliando a carga horária para 1.000 horas.

Haddad convocou uma reunião com educadores do Conselho Nacional da Educação para debater o tema. Os conselheiros acharam melhor aumentar a carga diária do que o número de dias letivos. Para isto será preciso que o Congresso Nacional aprove a proposta mudando a Lei de Diretrizes e Bases.

Uma pesquisa coordenada por Ricardo Paes de Barros, subsecretário da Secretaria de Asssuntos Estratégicos da presidência, mostrou que dez dias a mais de aula aumentam em 44% o aprendizado dos alunos e em sete pontos a nota dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Essa melhoria pode ser atingida aumentando a exposição do aluno ao conhecimento.

Segundo o pesquisador, o aumento da exposição pode ser feito com ampliação da jornada diária e com a diminuição das faltas dos alunos e dos professores durante o ano letivo. Mas a alternativa mais atraente, segundo Barros, é a que tem o menor custo. "Em termos de custo é melhor porque na outra alternativa (mais horas/aula por dia ou menos alunos por sala) você precisa aumentar o espaço na escola colocando restaurantes e espaços esportivos."

A outra variável que provoca melhora é a qualidade do professor. O estudo mostrou que um bom professor em sala de aula tem o impacto de 9,6 pontos no Saeb, 20 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 68% de melhoria do desempenho do aluno. "Tem um enorme impacto entre se consultar um bom ou um mau médico. Com o professor também é assim, mas a gente não valoriza a profissão e deixa o profissional mais experiente migrar para a rede privada", destacou o pesquisador. Ainda de acordo com ele, o impacto no Saeb com professor experiente seria de 3,3 pontos.

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