terça-feira, 20 de novembro de 2012

ALUNOS DA ESCOLA JOSÉ OMMATI REALIZAM TRABALHOS E FAZEM EXPOSIÇÃO EM FEIRA CULTURAL SOBRE A INFLUÊNCIA DA CULTURA NORTE-AMERICANA NO BRASIL E SEUS REFLEXOS EM TERESINA



Os alunos de 6º e 8º anos da Escola Municipal Vereador José Ommati, sob a coordenação da professora de Inglês Janete Freitas, realizaram estudos e participaram da Feira Cultura da Escola, expondo trabalhos produzidos sobre o tema "A Influência Norte-Americana no Brasil e seus Reflexos em Teresina". 
Os trabalho expostos na Feira Cultural ressaltaram que o Brasil, por ser um país relativamente novo, recebe forte influência cultural (idioma, arte, literatura, moda, culinária e costumes) de diversos países, relembrando inclusive que, inicialmente, eram os franceses quem ditavam a nossa moda: "Tudo que era relacionado a eles era chique e imprescindível".


                         

A exposição também destacou que, a partir da década de 50, com a vitória na Segunda Guerra Mundial e com o prestígio do cinema hollywoodiano, os Estados Unidos da América passaram a dominar o mundo e que os primeiros sintomas desse poderio ocorreram no idioma, quando várias expressões americanas passaram a ser usadas no Brasil. 





Que, depois disso, inúmeras fábricas de produtos se instalaram no país, mudando radicalmente os hábitos alimentares do povo brasileiro.






Os trabalhos apresentados também deram conta de que, além da mudança nos hábitos alimentares, outras foram surgindo no decorrer dos anos, principalmente, na música que sofreu grande influência do Rock americano e de seus ídolos como Elvis Presley e James Dean que foram espelhos para toda a geração dos anos 60 e, mais tarde, de Michael Jackson.





Um outro aspecto abordado foi a moda. Os trabalhos expostos destacaram, a partir de constatações realizadas no espaço escolar, que o uso da minissaia, dtênis, da camiseta e da famosa calça jeans é um forte indicador da influência da moda norte-americana no Brasil, em especial em Teresina
De acordo com os estudos realizados, a influência norte-americana começou a atingir o mundo inteiro, graças aos produtos da sua indústria cultural, ou seja, através do cinema,  do rádio, da TV, das revistas, dos quadrinhos, das músicas que contribuíram muito para que o inglês se tornasse uma língua universal.










Para se ter uma ideia dessa enorme influência norte-americana no nosso dia a dia, basta observar que nas emissoras de rádio, nos programas de TV, nas trilhas sonoras de filmes e novelas, e mesmo em festas ou eventos sociais, mais de 70% das músicas executadas são norte-americanas ou pelo menos cantada em inglês

Painel de trabalhos
Desenhos ilustrativos do tema trabalhado
Camisetas e blusas de alunos(as) contendo palavras e frases em Inglês
Painel com desenhos ilustrativos do tema trabalhado
Desenhos ilustrativos do tema trabalhado
Exposição fotográfica: Estabelecimentos em Teresina com nomes em Inglês
Exposição fotográfica: Estabelecimentos em Teresina com nomes em Inglês
Cadernos de alunos(as) contendo capas em Inglês
Paradidáticos em Inglês
Desenhos ilustrativos do tema trabalhado
Cadernos contendo pesquisas de alunos(as) sobre os E.U.A.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a)!