A sociedade hoje está vivendo uma fase onde dinheiro, carreira e liberdade são setores mais importantes na vida do individuo. No mesmo passo, vemos o crescimento da violência, acompanhado de discursos que afirmam que o início dos problemas está na forma como são criados laços, ou seja, estruturada a família.
Dessa forma, notamos que esta instituição, que deveria ser tão honrada, está perdendo um papel importante no cotidiano de muitos. Assim, os “laços fraternais” são rompidos, casamentos desfeitos e os filhos das uniões acabam por sofrer as conseqüências.
Numa entrevista feita com o juiz Thiago Brandão, quando o mesmo atendia no povoado recanto dos pássaros, zona rural de Teresina, através do programa justiça itinerante, ele expôs sua opinião sobre assuntos sérios como, família, divórcio e filhos.
No primeiro depoimento, Brandão fala sobre a família, e afirma que a mesma não é uma instituição falida, como muitos pessimistas dizem, e a destaca como a principal responsável pela formação de homem, frisando que este ponto não deve ser esquecido.
“É inegável, acho que nem precisa ser juiz para saber disso, que a família é essencial nas nossas vidas. A gente começa aprendendo a viver em sociedade dentro de casa, com nossos familiares. É nesse ambiente aprendemos todos os princípios básicos para seguir a vida. E isso deve ser valorizado sempre”, ressalta Thiago.
Para o juiz, educação, fomentação de valores, vida em sociedade, são os aspectos importantes que o ser humano deve aprender dentro de casa.
“A família exerce uma influência decisiva na formação de um indivíduo. O ideal é que nesse ambiente sejam disseminados bons valores, para que os mesmos perdurem quando os filhos começarem a ter vida fora de casa”, argumenta Brandão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário